
Sobre
a caminhada

Apaixonado por Inspirar Outros
Passei anos – e ainda passo – atuando nas empresas, lecionando em universidades, e escrevendo livros de negócios. Esse é o lado A da minha história. Nasci no Brasil, vivi um longo período de vida na Itália, e retornei já adulto ao país. Por acreditar na criatividade humana como atitude, e na transdisciplinaridade do conhecimento como prática cotidiana, sempre me defini um flanador entre a ciência, a filosofia, a arte, o espírito. Então, passei a vida inteira também pintando, escrevendo, viajando, experienciando, observando, perguntando, e ouvindo muito.
A ideia da Caminhada
De raiz e por formação sou um comunicador, educador, um narrador de histórias, e com o passar do tempo, senti a necessidade de compartilhar com os outros os meus sentimentos, reflexões sobre os desafios da jornada aqui no planeta Terra. Assim, há alguns anos comecei a escrever e publicar tais reflexões pessoais na página A caminhada. Textos breves, ligados à jornada do ser humano e os tantos enfrentamentos. Textos existenciais e espirituais. Fiz isso sem segundas intenções.
O sonho
Gosto da sensação de criar laços com as pessoas, mesmo que de forma virtual. Às vezes, escrevo após vivenciar algum problema real, algum questionamento da vida. Outras vezes é mais um lembrete para mim mesmo quando descubro alguma coisa que me toca o coração, ou me faz despertar o olhar para algo até então inédito.
Aprendi que a vida é um laboratório de experiências, e estamos aqui para nos emancipar por meio delas. Fico entusiasmado quando sinto ter aprendido algo novo, e é quase instintivo compartilhar isso com as pessoas, para ter a opinião delas, para provocar, para instaurar um elo. Nas redes sociais passei a refletir bastante sobre a importância da emancipação nesta vida aqui e agora, uma vida muito agitada, que nos leva muitas vezes à fuga do caminho.

A trajetória
Não sou teólogo, nem cientista. Tampouco sou filósofo ou guru. Sou um grande curioso, e penso como um artista. Passei sempre mais a perceber que onde quer que eu olhasse, mesmo nos lugares mais distantes da Luz, ainda brilha no longínquo a beleza do eterno universo. Mas são tantas as distrações, e você está naturalmente em constante negociação com o medo. Passei a acreditar que é por isso que existem os mantras, as canções, a linguagem: elas nos ensinam a alimentar a rosa de ouro que pulsa a todo átimo no coração. Coragem é agir com coração!
A caminhada então é esse amor, é a via da felicidade. Felicidade é harmonia. Harmonia é equilíbrio entre ética e estética. É a sabedoria na sua vida, como um todo, no profissional e no pessoal.
Não imaginava que iria receber tantas respostas às postagens, em grande parte expressando solidariedade e gratidão. Fico feliz em saber que as mensagens podem inspirar as pessoas e ajudá-las em momentos difíceis. À medida que elas passaram a ser compartilhadas por mais e mais pessoas e que o número de seguidores no Facebook e no Instagram aumentou, fui provocado a elaborar um livro.
Em 2019 decidi iniciar a elaboração do e-book A caminhada, que compartilho com você aqui neste espaço virtual. Desejo que as vibrações da Ágape o conquistem, e que você permaneça nas vibrações do eterno. Mantenhamos contato!

A natureza nos ensina que na manada de elefantes, durante a grande migração da Savana africana, o líder sabe que estão próximos das fontes de água e estimula todos a um último esforço. Muitos porém se perdem no caminho.
Ter a experiência é saber, na exaustão da caminhada, que se está próximo e então não desistir!
A vida é um ato de resistência, conforto e muita força de vontade.